30/06/2025 às 14h10 - Atualizado em 30/06/2025 às 14h22

Em eleição histórica, jovens do DF definem Conselho de Juventude

COMPARTILHAR


Jovens entre 16 e 29 anos de idade escolheram os seus representantes no Conselho de Juventude do DF (Conjuve), nesse domingo (29), nas sessões eleitorais formadas nas dependências da Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ-DF), coordenadora da eleição e presidente do Conselho. Foram seis vagas disputadas por 19 candidatos  que contou com um colégio eleitoral com 2.044 jovens inscritos. Foram 480 votos válidos, 01 voto branco e 02 votos nulos. A votação contou com o comparecimento de 23% do eleitorado inscrito.

A movimentação começou logo cedo e estendeu-se durante todo o dia, até o desfecho da eleição, pontualmente, às 17h, conforme proposto em edital. Os candidatos acompanharam a apuração na recepção da Secretaria e às 19h foi divulgada a lista com os mais votados:


Na análise do titular da pasta, Rodrigo Delmasso, a eleição foi um marco histórico na democracia jovem. "A juventude deu o seu recado e demonstrou que quer participar, que é organizada e ativa. Pela primeira vez no DF, os jovens terão um conselho eleito diretamente por eles, onde poderão acompanhar as ações e cobrar de seus representantes as iniciativas que desejam ver, isso a longo prazo pode  impactar na formulação de políticas públicas importantes", destacou. 

Bruna Santiago, de 24 anos, saiu da sua casa no Paranoá, logo pela manhã, para votar. Para ela, o Conjuve representa uma esperança de novas oportunidades para os jovens do DF. "O conselheiro pode ser uma ponte para abrir portas na área da educação, no trabalho, porque muitas vezes, o jovem tem dificuldade de ser contratado por não ter experiência profissional e o Conjuve pode abrir novos caminhos para a juventude", afirmou.

Bruna com o amigo Alan Souto saíram do Paranoá para a votação. 
 

A importância do Conjuve-DF

O Conselho de Juventude do Distrito Federal – Conjuve-DF foi instituído pela Lei N° 7.529/2024, é um órgão colegiado, com caráter consultivo, propositivo e de monitoramento das políticas públicas de juventude no Distrito Federal, vinculado à Secretaria da Família e Juventude do DF.

Etapas restantes
Divulgação oficial dos Resultados: Até o dia 4 de julho de 2025;
Posse dos Eleitos: 12 de agosto de 2025.

Em eleição histórica, jovens do DF definem Conselho de Juventude