Instituições públicas e privadas passam a concorrer ao prêmio por suas ações relevantes voltadas para o fortalecimento dos vínculos familiares
Os direitos do trabalhador refletem diretamente na sua família. Ao longo dos anos, o amadurecimento das leis proporcionou ganhos importantes como a licença-maternidade e paternidade e auxílio creche, por exemplo. Ações que são sentidas por todo o contexto da família.
De olho nessas iniciativas e com o propósito de estimular a criação e permanência de benefícios às famílias dos colaboradores, o Mérito Família foi desenvolvido pela Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ-DF) com o intuito em reconhecer os esforços das empresas e instituições públicas atentas às demandas das famílias que sustentam. A escolha das homenageadas será feita em reunião interna da SEFJ-DF que também coordena a solenidade de premiação a ser promovida anualmente.
Com base na portaria que institui oficialmente o Mérito Família, os critérios avaliados contemplam ações que convirjam na promoção da integração familiar; defesa e valorização da família como núcleo central da sociedade, atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social, educação para os valores éticos, culturais e sociais no âmbito familiar, apoio psicológico, jurídico ou assistencial às famílias, entre outras ações relevantes que tenham impacto positivo sobre a unidade familiar.
Para a bancária Nair Paula Rodrigues, de 45 anos, mãe de três filhos, a inciativa chega em tempo oportuno. Para ela, não há como dissociar a família do âmbito profissional, pois um depende do outro.
“É importante que as empresas sejam reconhecidas, pois acredito que isso possa estimulá-las a continuar investindo nos colaboradores”, ela destaca.
A fala da profissional alinha-se à proposição da SEFJ-DF que formulou metas de políticas públicas ao combate à pobreza de tempo e à pobreza afetiva, temas abordados no Plano Distrital da Família, elaborado pela pasta, e que estão diretamente conectados à proposta do prêmio.
“A família e o trabalho são um ecossistema que precisa de atenção. Um colaborador pode ser muito mais produtivo se ele possuir mais tempo com sua família. O estado ganha em termos sociais e econômicos se as pessoas usufruírem de ações que beneficiem os cuidados com suas famílias e poderão serem sentidos na saúde, educação e em outras esferas”, aponta Rodrigo Delmasso, gestor da Secretaria.
Semelhante ao Mérito Família, a Secretaria reconhece empresas que dão a primeira oportunidade de emprego aos jovens e desenvolvem ações que beneficiem aos jovens no mercado de trabalho com o selo Empresa Parceira da Juventude.