Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
25/03/25 às 12h23 - Atualizado em 25/03/25 às 13h08

SEFJ-DF vai selecionar gestora de curso para capacitar mais de 2 mil jovens

 

 

Chamamento público foi aberto para oferecer capacitação em empreendedorismo digital, gratuito, aos jovens em situação de vulnerabilidade social

 

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e quem domina as habilidades no mundo digital destaca-se com mais facilidade. Com o objetivo em capacitar os jovens, entre 15 e 29 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social para essa nova realidade, a Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ-DF) lançou nesta terça-feira (25), o edital de chamamento público para Organizações da Sociedade Civil (Osc’s) interessadas em executar o programa de Capacitação de Jovens em Empreededorismo Digital  que irá contemplar 2.400 vagas, nos modelos presencial e online para o curso sobre empreendedorismo digital, inteligência artificial, marketing digital, redes sociais, edição de vídeo e e-commerce.

 

O curso terá a duração de um mês, sendo dividido em módulos semanais onde o aluno vai aprender sobre um tema diferente por semana. A Secretaria também descentralizou o acesso e distribuiu o curso  nas regiões administrativas de Ceilândia, Taguatinga, Planaltina, Águas Claras, Plano Piloto, Sobradinho, Sol Nascente, Gama, Estrutural, Samambaia, Paranoá e Riacho Fundo II para que seja facilitada a participação do jovem.

 

A entidade selecionada também ficará responsável em adquirir 12 aparelhos de notebook para sorteio  entre os cinco melhores alunos de todas as turmas. Para a escolha dos alunos, serão considerados os critérios de de desempenho acadêmico, desenvolvimento de competências socioemocionais, engajamento em projetos práticos, evolução e superação pessoal.

 

Na análise do gestor da SEFJ-DF, Rodrigo Delmasso, o impacto social reflete nas famílias dos jovens que serão contemplados. “Esse é mais um passo importante na jornada da emancipação econômica das famílias, pois identificamos que muitos dos jovens atendidos pelos programas da Secretaria ajudam nas despesas de casa também. Cursos como os que iremos oferecer são bastante concorridos e uma qualificação desse nível impulsionará nossos jovens na disputa por oportunidades melhores de trabalho e renda. O governador Ibaneis Rocha está prestando todos os esforços necessários para que a juventude do DF, especialmente a parte mais vulnerável, ocupe o seu lugar e concorra às melhores vagas de emprego de igual para igual”, destacou.

 

 

De acordo com o cronograma do chamamento, as etapas finalizam-se em maio deste ano para a efetiva seleção e contratação da insituição. Todos os detalhes do programa de capacitação de jovens em empreendedorismo digital,  poderão ser conferidos no site da Secretaria da Famílias e Juventude. Informações quanto à abertura de inscrições serão divulgadas, posteriormente aos trâmites de contratação da gestora do programa. Por essa razão, a Secretaria orienta que os interessados em participar do curso acompanhem o site da SEFJ-DF​ e o perfil oficial da Pasta no Instagram (@juvfamiliadf).