Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
15/02/22 às 15h43 - Atualizado em 15/02/22 às 15h53

Projeto Paternidade Responsável.

O Projeto Paternidade Responsável é um projeto social feito em parceria entre a Secretaria Extraordinária da Família e a Central Organizada de Matriz Africana (AFROCOM), com o objetivo de atender 400 pessoas, durante três meses, apoiando as famílias em seu papel protetivo e exemplar, valorizando o papel do pai, conscientizando sobre a importância da participação do homem na criação dos filhos, no acompanhamento e desenvolvimento global da família, com ênfase no papel do homem junto a sua esposa.

 

Além de coibir todo o tipo de violência intrafamiliar, o projeto visa promover ações de valorização das famílias e enfrentamento à violência em diversos setores, tal como saúde, educação, segurança pública, abrangendo toda diversidade existente em nossas famílias.

 

O plano prioritário é valorizar as pessoas com deficiência, idosos, população LGBTQIA+, trabalhando a aceitação da diversidade, bem como preparando as famílias para aceitação de todo e qualquer tipo de diferença.

 

O que deu origem ao projeto foi o clamor de mães de crianças com deficiência, que de maneira notável e recorrente falavam sobre abandono afetivo e alienação parental.

 

O projeto tem como intuito conscientizar as famílias a respeito da violência e reconstruir as famílias por meio de rodas de conversas, rodas reflexivas, atendimentos psicossociais e atendimento jurídico em conjunto com as rodas de conversas, pois o bem maior é a família, e precisamos que a família entenda que a violência adoece toda uma família e não somente quem sofre a violência.

 

O programa trata-se de uma ação social de conscientização de pais, mães e famílias da importância do planejamento familiar e paternidade responsável, para uma sociedade menos violenta e de gerações futuras mais saudáveis.

 

O foco é fortalecer a relação entre pais e filhos e, por meio da compreensão da relação entre adultos e crianças, buscar desenvolver a inteligência emocional em toda a família, principalmente nos pais.

 

A missão é fortalecer a vida familiar com métodos de inteligência emocional, conhecimento, vivência, relatos e palestras.

 

Acredita-se que o respeito mútuo e a difusão do amor por si mesmo e pelos outros fortalecem os relacionamentos e promovem autoconhecimento e autoresponsabilidades.

 

Em resumo, trata-se da restauração da autoestima de cada membro da família e do fortalecimento dos vínculos familiares, trabalhando a capacidade de expressar sentimentos e respeito de forma irrestrita, cultivando responsabilidade própria, perdão, generosidade, empatia e gratidão.