Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
1/07/22 às 16h56 - Atualizado em 1/07/22 às 17h11

Brasília no cenário de Cidades Inclusivas para Famílias do DF.

 

O Secretário da Família, Léo Vivas, assinou, juntamente com o Deputado Martins Machado e o Diretor de Relações Internacionais da International Federation for Family Development, Ignacio Socias Piarnau, instituição vinculada a ONU, a Carta que inclui a Declaração de Veneza.

 

A Declaração de Veneza inclui Brasília no cenário de Cidades Inclusivas para Famílias Sustentáveis, fazendo parte do projeto “Cidades Inclusivas para Famílias Sustentáveis”, do inglês Inclusive Cities for Sustainable Families (ICSF).

 

O projeto é direcionado a cidades e territórios que desejam contribuir ativamente para o objetivo ODS11 de incluir famílias sustentáveis, respondendo às suas necessidades. A iniciativa é composta por cidades interessadas em compartilhar experiências sobre políticas de apoio às famílias, norteados pelos 10 pontos da Declaração de Veneza, que incluem: educação, acessibilidade, famílias vulneráveis, dentre outros.

 

Objetiva garantir que as cidades sejam inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis através da coordenação intensiva de políticas e escolhas de investimento para que as famílias alcancem seu potencial como agentes produtivos, engajados e capazes de desenvolvimento sustentável, contribuindo integralmente com seus membros e comunidades.

 

Outras cidades e Estados que já aderiram são o município de São Paulo, o Estado do Paraná (incluindo Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Cascavel e São José dos Pinhais), dentre outras, como a cidade de Veneza, na Itália, e Klagenfurt, na Áustria.