Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
11/08/23 às 16h51 - Atualizado em 11/08/23 às 16h53

12 de agosto é comemorado o Dia Internacional da Juventude

 

Secretaria da Família e Juventude é o órgão de atendimento aos jovens no DF

 

Com o objetivo de reconhecer a importância dos jovens na sociedade, foi instituído a partir da Resolução 54/120 adotada na Assembleia Geral da ONU de 17 de dezembro de 1999, o Dia Internacional da Juventude em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, no ano anterior. A data serve também para dar visibilidade aos desafios enfrentados pelos jovens.  São considerados jovens, pessoas entre 15 e 29 anos de idade, segundo o Estatuto da Juventude.

 

De acordo com o estudo “Retratos Sociais”, publicado pela Codeplan, em 2018, residem 717.377 jovens no Distrito Federal, o que corresponde a 25% da população total, proporção que se manteve estável nos últimos dez anos. Para dar voz e ampliar as políticas públicas que beneficiem os jovens do DF, a Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ) possui ações que atendam aos desafios impostos por essa fase da vida.

“Recebemos a importante missão  do governador Ibaneis Rocha em impulsionar a juventude do DF, a partir da geração de emprego, capacitação e, sobretudo, da inclusão dos  jovens mais vulneráveis aos programas de assistência. Não vamos parar até que consigamos políticas públicas que impactem positivamente a qualidade de vida dos jovens para que todos possam ter igualdade de oportunidades”, reforça o secretário da Pasta, Rodrigo Delmasso.

 

Pela Juventude do DF, a SEFJ mantém o programa Jovem Candango de formação técnico-profissional, no qual serão contratados 1.800 jovens até o fim de ano para atuar nos órgãos do GDF com todos os benefícios garantidos. No novo ciclo do programa, foram incluídos em um sistema de cotas, órfãos de feminicídio, jovens em situação de rua e os assistidos pelos programas Vira Vida e nos Centros de Juventude. Os inscritos podem acompanhar todo o  processo do novo ciclo por meio do endereço: https://bit.ly/453xtix

 

A SEFJ também implantou cinco Centros de Juventude no DF (CJs), nos quais atende jovens entre 15 e 29 anos.  Os Centros de Juventude são espaços de convivência para a comunidade jovem que estimulam a prática de mobilização, participação e inclusão social. Os centros promovem o acesso à cultura, lazer, assistência social, esporte, qualificação profissional e educacional.
A Secretaria também iniciou uma série de audiências públicas para discutir o Plano distrital da Juventude junto aos jovens para a formulação de políticas públicas que atendam a realidade dessas pessoas nos próximos dez anos. Confira o novo cronograma de audiências públicas que serão realizadas nas escolas públicas das regiões administrativas do DF: https://bit.ly/454QIIu

 

A SEFJ atua na captação de recursos para execução de mais programas que atendam cada vez mais os jovens do nosso DF. A Secretaria está situada no Setor Comercial Sul, quadra 04, edifício Luiz Carlos Botelho, quinto andar.